BUTOH
áudio • visual • gráfico
EP / EP visual / zine-mangá
2020 / 2021
SERVIÇOS fuzzz lab
Aruna M Cruz
fotografia de capa • fotografias de divulgação
Gustavo Cunha
composição • interpretação • gravação de som • mixagem de som • produção musical edição de vídeo
SINOPSE
BUTOH é o terceiro lançamento da carreira de Gustavo Cunha e o segundo pelo selo Escápula Records. O EP tem como principal referência a cultura japonesa dos mangás, animes, cinema e jogos 8 e 16-bits. Aliando tudo isto à ideia de distopia, tanto visualmente (luzes neon, tons de vermelho) quanto conceitualmente e refletindo sobre a relação humano-máquina, BUTOH é o trabalho mais experimental de Gustavo Cunha. Butoh (ou Ankoku Butô) - “dança das trevas” - é também o nome de um tipo de dança vanguardista japonesa que surgiu no pós-guerra. Levando este combinado de referências em conta, Gustavo consegue fazer um paralelo entre a sociedade que sofreu com a bomba atômica e o Brasil em pandemia. “A ambientação distópica já não é mais imagética, a distopia é aqui, uma realidade”, diz Gustavo. Assim como a dança butoh visava refletir sobre a reconstrução de uma identidade japonesa em uma sociedade traumatizada, o EP BUTOH começa a conversar sobre a necessidade do “resgate identitário, da autoestima social pós-pandêmica e da superação dos traumas causados pela precarização em todos os âmbitos político-sociais, culturais e ambientais”, segundo o músico.
FICHA TÉCNICA
-
Gravado por Gustavo Cunha em home studio (Pelotas/RS), com exceção de: voz na faixa 2, gravada por Camila Cuqui em home studio (Pelotas/RS); bateria nas faixas 1 e 3, gravada por Wagner Lagemann no Estúdio da Pedra Redonda (Porto Alegre/RS).
-
Produzido por Gustavo Cunha.
-
Mixado por Gustavo Cunha.
-
Masterizado por Lauro Maia.
-
Montagem e Edição de vídeo por Gustavo Cunha.
-
Fotografia da capa e fotografias de divulgação por Gabriela Cunha (Aruna M Cruz).
-
Figurino por Júlia Cunha.
-
Produção executiva por Ana Maia e Lauro Maia.
-
Comunicação por Claudine Zingler.
MÚSICOS
-
Gustavo Cunha - voz, guitarra, sintetizador, programação e beat.
-
Cuqui - voz.
-
Lucas Fê - bateria.
Teasers de divulgação para redes sociais
zine-mangá
SERVIÇOS fuzzz lab
Aruna M Cruz
fotografia
Gustavo Cunha
design gráfico • diagramação • texto
SINOPSE
Este zine-mangá se caracteriza como uma extensão do EP BUTOH, lançado pelo músico e compositor Gustavo Cunha, em dezembro de 2020, pelo selo Escápula Records. Neste volume serão encontrados: conceituação e ficha técnica do EP; fotografias; conversa sobre processos criativos com compositores colaboradores; narrativas visuais em estilo japonês mangá baseadas nas faixas do EP, e desenvolvidas pelo coletivo MUGRA COMIX; EP visual; playlist; e códigos QR para acessar os conteúdos de mídia. Além disso, o zine promove interdisciplinaridade artística, se preocupa em atender questões de acessibilidade através da audiodescrição das narrativas visuais dos mangás, e proporciona maior entendimento acerca do conceito e dos processos criativos do EP.
FICHA TÉCNICA
-
Design e Diagramação por Gustavo Cunha.
-
Texto por Gustavo Cunha.
-
Revisão de texto por Júlia Cunha.
-
Fotografias por Gabriela Cunha (Aruna M Cruz); exceto as fotografias da pág. 10, por Camila Cuqui, Gustavo Cunha e Vitória Proença.
-
Mangás por MUGRA COMIX: Amanda de Abreu, Erico Noronha e Henrique Torres.
-
Roteiro de audiodescrição por Rafael Chaves.
-
Consultoria de audiodescrição por Leandro Pereira.
Projeto contemplado e financiado pelo edital Prêmio Movimento da Cultura Pelotense, através da Lei Aldir Blanc. Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas.
outros projetos